top of page

Certificado de Boas Maneiras em Casa

Objetivo

O objetivo desta prova para emissão do Certificado de Boas Maneiras em Casa é que o dono de pet possa demonstrar que seu cão permite que seu dono possa cuidar de sua higiene e saúde básicas em casa, além de ser se comportar em interações com visitas, e seu comprometimento com a segurança e educação do seu cão dentro do ambiente doméstico, demonstrando seu bom comportamento diante de situações rotineiras como presença de comida, faxina, interações com a família etc.

​

Sobre a prova

Este teste foi desenvolvido com base em títulos disponíveis pelo American Kennel Club, e o Kennel Club do Reino Unido. Todos os itens foram pensados para dar um norte aos donos de cães domésticos sobre o que treinar com seus pets para que tenham uma ótima convivência em casa. Em outros países certificados como esse podem ajudar donos de cães na hora de alugar apartamentos e casas, assim como conseguir hospedagem em locais pet-freindly, bookar airbnb's etc.

 

Em cada item além do exercício proposto, será avaliado o conforto do cão nas situações apresentadas. Não só o cachorro deve apresentar comportamento apropriado para cada simulação, mas ele precisa estar relaxado, sem apresentar medo, estresse, agressividade, ou ansiedade. O intuito destes testes, é dar a oportunidade aos donos de cães de mostrarem que seus pets levam vidas confortáveis onde podem exibir comportamentos equilibrados, são bem cuidados e tratados.

 

O dono deve ler atentamente as instruções disponíveis no site, e filmar vídeos para cada item da prova seguindo as exigências, critérios e exemplos disponíveis na página. 

É preciso uma pontuação de 90% ou mais para obter o certificado.

 

Items da prova

1- CUIDADO COOPERATIVO

O vídeo deve demonstrar que o cão permite que seu dono faça uma simulação de exame físico similar àquele esperado em consultório veterinário. O cão deve permitir o toque por todo o corpo, incluindo patas, orelhas e focinho. O dono deve também levantar os lábios e mostrar os dentes do cão, dos dois lados, e incluir uma demonstração de escovação dos pelos ou dentes.

 

É extremamente importante que nossos pets permitam que façamos cuidados de rotina, especialmente os que são necessários para manter a saúde deles! E é sempre bom manter nossos cães dessensibilizados ao toque, manipulação física e o uso de acessórios de cuidado como escovas, seringas, alicates etc. porque assim teremos um pet mais preparado para lidar com eventuais tratamentos em casa, seja por conta de uma ferida, uma alergia ou cirurgia… 

 

Um cão que mostra boa tolerância com os proedimentos de cuidados em casa também demonstra que seu tutor investiu tempo em fazer esses procedimentos no passado e indica posse responsável de animais!

 

2- RELACIONAMENTO

O cão deve ter bom relacionamento com o dono, demonstrando em vídeo uma interação de carinho e uma brincadeira apropriada entre dono e cão, que deve se mostrar confortável, sem sinais de medo, estresse ou ansiedade.

 

Um cão que tem um bom vínculo com seu tutor não tem medo de interagir, não fica ansioso quando antecipa interação, e também não age de maneira grosseira e agressiva na hora de brincar, receber carinho ou simplesmente ficar na presença um do outro. Este item busca demonstrar uma relação harmoniosa, onde há respeito mútuo, carinho e confiança entre a pessoa e o animal.

 

3- UMA PORTA ABERTA É SÓ UMA PORTA ABERTA

Deve ser demonstrado em vídeo que o cão permite que seu dono o vista com os equipamentos de passeio sem incômodo, e que ele é capaz de sair pela porta da casa para um passeio de maneira calma. O dono deve chamar o cão, vesti-lo, abrir a porta e sair por ela. O cão deve esperar ser liberado para sair pela porta.

 

A hora de sair de casa, seja para um passeio na rua, visita ao veterinário ou uma aventura em trilha ou na praia é muito importante! Não só agitação extrema pode causar ansiedade, problemas de para relaxar e excitação descontrolada, mas poder esperar atrás de uma porta aberta pode ser uma habilidade que salva vidas!

A rua pode estar logo do outro lado… assim como outras pessoas, outros animais, e uma infinidade de coisas e situações imprevisíveis! Este item busca uma demonstração dessensibilização e de treino de obediência básica: o cão deve se mostrar confortável com o equipamento de passeio, e deve deixar que o tutor o coloque sem fugir, sem morder ou dificultar a tarefa. 

 

E como comprovação de um bom treino de respeito a barreiras, o cão deve esperar calmamente enquanto o tutor abre a porta, e só passar por ela depois de liberado: assim o tutor tem a segurança de que seu cão não vai fugir, e tem tempo suficiente para olhar do outro lado da porta e avaliar a situação antes de liberar seu pet para passar por ela.

 

4- EDUCAÇÃO NA HORA DA REFEIÇÃO

Deve-se demonstrar em vídeo que o cão é capaz de esperar liberação para comer sua comida, que pode ser servida em um pote ou enriquecimento alimentar. O cão deve esperar calmamente até que a comida seja colocada no chão e seu dono diga a palavra de liberação para ele comer.

 

Essa habilidade pode parecer exagero para muitos, mas é muito importante para ter um cão equilibrado, calmo e educado. Muitas familia brasileiras tem crianças em casa, chamam uma pet sitter nas férias ou deixam seus cães com parentes ou amigos quando viajam: saber esperar pela comida é mais seguro para todos os envolvidos na hora de oferecer a refeição para o seu pet, e de quebra ele pratica controle de impulsos.

 

5- CONTROLE PERTO DE COMIDA HUMANA

Deve-se demonstrar em vídeo que o cão é capaz de estar próximo de seu dono enquanto ele come uma refeição ou lanche, sem que o cão peça, encare, implore, invada o espaço pessoal, choramingue ou tente conseguir/ pedir a comida. 

 

Tem gente que dá um teco do almoço ou o restinho do jantar para seu pet… e isso é um tema que causa muito debate! E pra falar a verdade, cada um faz como achar melhor. Mas algo que é indiscutível, é que certas comidas humanas são tóxicas e até mortais para os cães! Sem contar que muitas visitas podem não apreciar o totó pulando nelas durante a refeição!

 

Ter educação na presença de comida humana é algo que todo cão deve saber, não apenas pela obediência mas por segurança!

 

6- VISITAS

Demonstrar reação apropriada a campainha ou som de batidas na porta. Uma pessoa que não mora na casa deve entrar pela porta. O cão deve se manter calmo, sem latir incessantemente para a porta/ campainha (até 3 latidos de alerta são aceitos, se o cão se acalmar imediatamente) ele não deve correr até a porta, pular na visita ou latir para ela.

 

Cães alertam a presença de outras pessoas, isso é fato. E tudo bem! Mas é muito inconveniente para os vizinhos e às vezes desconfortável para as visitas que o cão dispare a latir sem parar quando chegam na sua casa. Pior ainda se pulam ou tentam perseguir os convidados!

 

Este item busca uma demonstração de bom direcionamento e calma na presença de visitas na casa, um cão que não demonstre agressividade, medo ou excitação exagerada.

 

7- CONTROLE DE IMPULSO 

Demonstra que o cachorro é capaz de ignorar, ou obedecer ao comando “deixa” com um pedaço de comida ou petisco a ser derrubado no chão na sua frente.

 

Comida não é a única categoria de coisas que pode ser perigosa para os animais domésticos: remédios podem ser fatais, produtos de limpeza podem ser tóxicos, pequenos objetos podem apresentar risco de sufocamento… Para todo pet é imprescindível ter um comando estabelecido para que não peguem objetos proibidos, só porque estão no chão!

 

8- NO SEU CANTINHO

O cão é capaz de ir para seu cantinho sob comando (seja uma caminha, caixa de transporte, casinha, cercado etc) e permanecer em posição, relaxado por 1 (um) minuto até que seja liberado. 

 

Este exercício é essencial para qualquer tutor de pet que queira um cão calmo, e realmente integrado na rotina! Vai fazer o jantar? Ver um filme, uma série ou capítulo da novela? O melhor a fazer é ter um pet que entenda quando é a hora de ficar no seu cantinho, sem interferir com as atividades da casa!

 

9- FAXINA
A pessoa deve varrer o chão, passar pano com rodo ou usar o aspirador de pó na casa, demonstrando que o cão se mantém fora do caminho, seja sozinho ou sob comando, sem atacar a vassoura, latir para o rodo, ter medo do aspirador ou atrapalhar a faxina de qualquer outra forma.

 

Ter um cãozinho em casa não deve deixar as tarefas do dia a dia mais difíceis! Este item, pede uma demonstração de dessensibilização do pet com itens comumente utilizados em dias de faxina na casa de qualquer brasileira! Queremos ver um cão calmo, que não atrapalhe ou torne a tarefa um estorvo para seu tutor!

 

10- TREINO

Para demonstrar comprometimento com o adestramento e educação contínua do cão, o dono deve demonstrar uma sessão de treino, para truques ou comandos. (Incluir pelo menos três [3] truques/ comandos, ou duração mínima de cinco [5] minutos).

 

Um tutor responsável e dedicado quer sempre o melhor para seu cão! E sempre há o que trabalhar, seja por razões práticas como um problema de reatividade, ansiedade por separação ou caminhada com puxões, seja por motivos de prover enriquecimento mental para o cão, ensinando truques e comportamentos desafiadores. O tutor que treina seu cão, está mostrando um compromisso com o bem estar do seu animal.

 

Faça abaixo o download do documento com uma lista dos itens para ter em casa e ir treinando!

Como tirar seu certificado

Faça o download do formulário de pedido de avaliação (F-PDA.CE) e preencha todos os campos, exceto onde indicado: “Para uso do avaliador”.

​

Encontre um avaliador na lista disponível abaixo, renomeie o formulário no seguinte formato:

 

“F-PDA.CE_Seu Nome - Nome Do Cão” (ex: F-PDA.CE_Ripley-Haroldo)

 

Envie anexado ao e-mail do avaliador escolhido uma cópia preenchida do formulário, (exceto onde indicado: “Para uso do avaliador”) uma lista dos truques que você está tentando pontuar no corpo do e-mail, e anexado(s) o vídeo/ vídeos demonstrando os truques. O assunto do e-mail deve dizer “PDA.CE (BMC) Seu Nome - Nome do Cão”

 

Veja um exemplo abaixo:
 

emailexa.bmc.jpg
​

O avaliador irá responder seu e-mail depois de avaliar o(s) vídeo(s) enviado, com a parte do formulário “pontuação” preenchida, e informará se você ganhou o Certificado. 

 

Caso não atinja os pontos necessários na primeira tentativa não se preocupe! 

 

O avaliador irá incluir no corpo do e-mail feedback sobre cada item que não pontuou, para que possa fazer ajustes no seu treino e tentar novamente! 

 

Você pode tentar quantas vezes forem necessárias para passar!

 

​

Emissão do Certificado

Quando obtiver a aprovação do avaliador, você deve fazer o download do formulário de pedido da emissão do Certificado (F-PEC). 

​

​Envie este formulário preenchido para o e-mail its.ripleyriot@gmail.com com o assunto “EMISSÃO DE CERTIFICADO Seu Nome - Nome do Cão”

 

No mesmo e-mail, devem estar anexados também o formulário F-PDA.CE devolvido pelo avaliador, e o comprovante de pagamento para cada certificado.

 

Depois, é só aguardar seu certificado chegar por e-mail, imprimir e colocar na parede!

 

Todos os certificados emitidos tem um número de série associado para evitar falsificações. Esse número de série é único, e fica associado ao CPF do tutor em um banco de dados sigiloso.

 

​

Pagamento

Todos os pagamentos devem ser feitos para o PIX 011979970707 com uma mensagem escrito “certificado clik - seu nome completo + nome do seu cão + abreviação do certificado a ser emitido”. Por exemplo: "certificado clik, Ripley, Haroldo BMC".

 

Cada certificado custa R$35,00 para a emissão.

 

Encontre um avaliador

Avaliadores disponíveis:

 

Ripley - certificadosclik@gmail.com

 

​

Instruções para gravação dos vídeos

Todos os vídeos fora dos parâmetros exigidos serão automaticamente desqualificados e o tutor terá que prover um novo vídeo dentro das exigências.

 

O tutor e o cão devem estar completamente visíveis (dos pés a cabeça e do focinho a cauda) enquanto o truque estiver sendo feito. Com exceção para itens onde o tutor deve estar “fora de visão” do cão; neste caso é necessário que ele saia do enquadramento do vídeo de maneira que fique claro, que o cão não possa vê-lo (por exemplo, o tutor entrar em outro cômodo através de uma porta visível no vídeo).

 

O vídeo deve deixar espaço entre o tutor e o cão e as bordas do vídeo para clareza de movimentos. O avaliador deve ser capaz de ver o truque sendo executado inteiramente dentro do enquadramento.

 

O tutor pode gravar vários truques em sequência no mesmo vídeo, ou ter um pequeno vídeo para cada truque. A entrega dos vídeos deve ser feita por meio de upload do arquivo de vídeo como anexo no e-mail para o avaliador (em formato mp4), ou por meio de um link, que permita visualização do vídeo em uma plataforma externa como Vimeo ou YouTube.

 

O vídeo ou vídeos para avaliação devem conter o áudio original da gravação.

 

Segue abaixo, exemplos de enquadramentos aceitáveis, e enquadramentos que não cumprem os critérios: exemplo de plano cinematográfico apropriado (com o checkmark verde), e planos inapropriados (com X vermelho).​

enquadramento para filmagens.png
​
Perguntas frequentes

​

Entre em contato e seja a priemira a mandar uma pergunta!

 

Dúvidas sobre os critérios ou itens da prova? Acesse o site e confira a sessão de perguntas frequentes, ou entre em contato através do e-mail its.ripleyriot@gmail.com

​

​

​

© 2021 por Juliana Vianna e Silva AKA Ripley Riot  - Site atualizado em 07 de Julho 2024

  • Instagram

Criado com Wix.com

bottom of page